Nossos princípios
A atuação da Vidya está baseada em cinco conceitos. São eles:
Antes de comunicar é preciso ouvir
Apenas o indivíduo que atravessa determinados contextos de vulnerabilidade conhece sua realidade. Antes de formular qualquer estratégia, buscamos ouvir amplamente todos os públicos envolvidos,
Mudança social depende do engajamento e da participação de todos
A construção coletiva tem mais força do que as ações verticalizadas. Em nossas estratégias buscamos sensibilizar os públicos envolvidos direta e indiretamente para que adquiram visão ampla da situação e, desta forma, passem a atuar como agentes de transformação social.
A comunicação deve estar alinhada com outras estratégias de gestão
Ações de comunicação bem planejadas são altamente eficazes. Mas, para que possam promover mudanças na vida prática, devem estar integradas a um plano de ações mais amplo, que considere demais aspectos da gestão.
Para comunicar é preciso usar meios efetivos
Nem sempre os meios convencionais de comunicação, como vídeos e outdoors, funcionam com todos os públicos. Muitas vezes é possível viabilizar informação por canais não formais, como oficinas, rodas de conversa e dispositivos de arte, como o teatro e a música. Saber quando e como usar cada um faz toda a diferença.
Os recursos disponíveis precisam ser utilizados com responsabilidade
Os problemas sociais são inúmeros e os recursos, geralmente, muito escassos. Para utilizar os investimentos disponíveis com responsabilidade, pensamos nossas ações a partir da perspectiva "custo x efetividade", acompanhando o resultado de cada estratégia a partir de indicadores.